Contentamento

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


               Você gosta de macarrão?

Adotamos o prato na nossa mesa e não o dispensamos, com molho vermelho, branco, à bolonhesa, alho e óleo, em sopas, saladas, seja lá como for, é um presente dos italianos para nossas vidas e se tornou facilmente o queridinho na nossa cultura gastronômica por ser prático, versátil e delicioso.
Já pensou você mesmo preparar o seu macarrão?


Já pensou você mesmo preparar o seu macarrão?
Não pense que estou falando daquele que você compra no mercado e joga na água quente, tô falando é de pôr a mão na massa literalmente!
Não é difícil e o resultado é ótimo, além de ser perfeito para um jantar romântico, acompanhado de um bom vinho e, claro, de uma boa companhia (que goste de macarrão, rs)



Você vai precisar de dois ingredientes:
  • Ovos e farinha.

Para cada 100gr de farinha você vai usar 1 ovo. Se for fazer 1kg, então 10 ovos são o suficiente. Você vai sentir quando a massa estiver boa e se for necessário acrescentar mais farinha ou ovo. Se a massa estiver muito pegajosa e muito mole, acrescente mais farinha. Muita gente faz com outras medidas, mas eu sempre fiz assim e sempre deu certo. Depois de um tempo você faz tudo na bistunta!

Utilize uma tigela grande (pode ser aquelas de plástico, que são ótimas pra manusear) ou o que você preferir pra mexer na massa. Acrescente a quantidade necessária, misture e depois use as mãos para ir sovando.
Leve a massa a um balcão, uma tábua ou na pia limpa mesmo e continue trabalhando bem.

A base da massa é a mesma para varias receitas, o que muda é como você cortará para cada tipo de macarrão que queira fazer e os molhos que você acrescentará. Você também pode usá-la como massa de lasanha, alterando o modo de preparo.

Estique a massa e vá cortando em tiras (tamanho que você quer que fique) e estenda em um varal próprio para massas. Se não tiver improvise e use colheres de pau apoiadas nas bordas de uma panela, ou tigela, para estender as tiras, como nas fotos abaixo:

Para isso, você precisa contar com a ajuda de um rolo para abrir a massa, sempre salpicando farinha para não grudar.


Abra o mais fina possível em uma tira comprida, já que o tagliatelle tem esse formato. Depois de bem aberta, enrole na direção do comprimento como um rocambole, sabe?









 
Corte fatias com 1 cm de largura ou um pouco
mais de um dedo.  Se você for chique e tiver uma máquina de macarrão tudo será mais simples, mas aí não tem tanta emoção.

Enfim, é só cozinhar por no máximo 12 minutinhos (até ficar molinho) e acrescentar o molho de sua preferência!

Bon Appétit ! Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário